Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesFuncionalidades
Como gerar propostas no Agendor?
Como gerar propostas no Agendor?

propostas, geração de propostas, envio de proposta, criação de propostas

Sara - Marketing avatar
Escrito por Sara - Marketing
Atualizado há mais de 5 meses

📌 Esta funcionalidade faz parte da nova versão do Agendor.


A Geração de Propostas do Agendor permite criar propostas diretamente da plataforma para os seus clientes de forma prática e rápida.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes como utilizar essa nova ferramenta. Vamos lá!


Como criar uma proposta?

Para criar uma proposta, é preciso acessar a tela de um negócio e buscar pelo botão "Criar proposta" localizado na lateral direita.

Em seguida, você será direcionado para a tela onde ficarão salvos os seus Modelos de Propostas. Antes de gerar uma proposta é importante ter ao menos um modelo de proposta criado.

Por padrão, o Agendor tem três modelos de propostas iniciais para você começar a usar.

Gerando uma proposta

Para gerar sua primeira proposta basta clicar com o botão esquerdo do mouse em cima de qualquer um dos cartões de modelos da tela, após isso você será direcionado para o formulário da proposta.

O formulário vai conter todas as informações necessárias para o corpo da proposta, com dados pré-cadastrados do negócio, facilitando o preenchimento dos demais campos. Lembrando que todo o layout da proposta é baseado em um modelo criado, mais pra frente iremos explicar como alterar esse layout.

Após preencher os campos de interesse, você pode clicar em "Pré-visualizar a proposta" para verificar como ela ficará no PDF para enviar a um cliente.

Finalização da proposta

Na tela do PDF, ao clicar em "Salvar", uma atividade de proposta será agendada e o PDF da proposta será anexado a essa atividade.

Por fim, você pode baixar o PDF da proposta e enviá-la ao seu cliente.


Modelos de propostas

Por padrão, o Agendor deixará configurados três modelos de propostas iniciais para você começar a usar. Que são os seguintes:

  • Modelo para Produtos e Serviços;

  • Modelo para Assinaturas; e

  • Modelo para Indústria.

Entretanto, caso tenha interesse você pode criar novos modelos ou editar algum dos modelos existentes.

Cada modelo poderá ter seu próprio layout, poderá ser aplicado em qualquer negociação e adaptado de acordo com as necessidades de cada cliente, podendo ser reutilizado por outros usuários.

Criando um modelo

Clique em "Criar novo modelo":

Ao criar ou editar um modelo, você será direcionado para a tela de criação de modelos.

Algumas das personalizações disponíveis são:

Personalização da logomarca

O recomendado é adicionar uma imagem quadrada (altura e largura iguais) para que a imagens não fique com distorções.

Personalização de imagem de fundo

Você pode adicionar uma imagem com proporção recomendada de 1280x320 ao fundo do cabeçalho da sua proposta, além disso é possível que você adicione filtros na imagem para melhorar o contraste ou também apenas adicionar cores ao fundo.

Personalização dos textos do cabeçalho

Ao criar um modelo, o sistema por padrão recupera as informações da sua conta para preencher o cabeçalho da proposta. Ele irá mostrar o nome da sua empresa, seu CNPJ e endereço. Mas você pode alterar essas informações e salvar. As próximas vezes que for reutilizar esse modelo, as informações novas ficarão pré-definidas.

Área com dados do contato e do vendedor

Essa área não é editável dentro da criação de um modelo. Mas ao gerar uma proposta para um cliente, os dados do vendedor e do cliente em questão serão puxados automaticamente para essa seção, sem precisar fazer adicionar informações manualmente.

Adicionar, editar ou remover seções

Além das áreas já existentes para preenchimento da proposta, você também poderá excluir ou criar novas seções e nomeá-las como precisar.
Para adicionar uma nova seção basta clicar em "Adicionar Seção" e escolher o tipo de seção que deseja.

Confira abaixo os tipos de seções disponíveis:

Seção de texto, imagem e tabela

Este é um campo de texto aberto para que você possa descrever sua empresa e introduzir informações necessárias sobre a proposta.

É possível customizar o estilo do texto, tamanho da fonte, inserir anexos, imagens e também criar tabelas:

Seção de Produtos ou Serviços

Essa seção permite que você adicione os produtos ou serviços da negociação dentro do corpo da proposta. Essa seção puxa automaticamente os produtos e serviços que estão na negociação, sem precisar ter esse trabalho manual. Mas mesmo assim é possível remover e adicionar novos itens caso seja necessário.


Esperamos que essa nova funcionalidade facilite o processo de criação e envio de propostas dentro do Agendor.

Se surgirem dúvidas adicionais, entre em contato com nosso suporte através do chat da plataforma.

Boas vendas! 🚀

Respondeu à sua pergunta?