Este é um artigo de caráter técnico, se certifique de separar um tempo hábil para seguir o passo a passo a seguir.
No WhatsApp Business, você pode gerenciar as conversas diretamente pela plataforma. Para isso, é possível usar dois provedores:
WhatsApp Cloud API, diretamente com a Meta;
Gupshup, provedor da API Oficial;
Este guia mostrará como configurar o canal usando o WhatsApp Cloud API, hospedado pela Meta.
Pré-requisitos
Antes de começar, você precisa de:
Uma Conta de Desenvolvedor Meta (Crie uma aqui se ainda não tiver);
Um número de telefone válido;
Uma conta no Agendor Chat;
Etapa 1: Configure o Perfil Comercial
Acesse business.facebook.com
No menu “Home”, clique em Criar portfólio / Create business portfolio;
Preencha todos os campos obrigatórios com as informações da sua empresa (nome, descrição, contato, etc.):
💡 Um perfil bem feito transmite mais confiança aos seus clientes.
Etapa 2: Crie seu App no Facebook
Vá para developers.facebook.com;
Clique em Criar App / Create App;
Preencha os dados inserindo Agendor Chat Local em Nome do App / App name e insira o seu email no segundo campo;
Na próxima tela, selecione a opção Outro / Other:
Selecione o tipo Empresa / Business:
Insira seu e-mail de contato e selecione o portfólio que você criou:
Etapa 3: Adicione o WhatsApp ao seu App
No painel do aplicativo, clique em Adicionar Produto;
Escolha WhatsApp na lista e clique em Configurar;
⚠️ Antes de continuar, verifique sua empresa com a Meta. Você precisará enviar documentos para obter acesso completo à API.
Etapa 4: Gere um Token Permanente da API
Acesse business.facebook.com
Acesse as configurações do Portfólio no Menu lateral esquerdo > Business settings
Vá em Usuários do Sistema / System users e adicione um novo com a função Administrador / Admin:
4. Clique em Adicionar Ativos / Select assets > selecione seu App > marque Controle total / Full control e clique em Atribuir / Assign assets ao final da página:
5. Volte em Usuários do sistema / System users clique em Gerar novo token / Generate token:
6. Escolha seu App e selecione estas permissões:
7. Copie e salve seu token - ele deverá ser adicionado dentro das configurações do Agendor Chat na Etapa 6
Etapa 5: Configure a API do WhatsApp Cloud
Vá para developers.facebook.com > WhatsApp > QuickStart
Crie ou selecione uma conta comercial no Meta:
3. Adicione um número de telefone pronto para produção.
🔒 O número precisa estar verificado via OTP (código de verificação)
Etapa 6: Conecte o Agendor Chat à API do WhatsApp
Vá para developers.facebook.com Whatsapp > API Setup
Copie o Phone Number ID e o Business Account ID da sua configuração no Facebook:
3. Acesse sua conta no Agendor Chat;
4. Vá em Configurações > Caixa de entrada > Adicionar caixe de entrada no canto superior direito > selecione a opção WhatsApp:
5. Insira o número de telefone (+DDI DDD NUMERO - tudo junto), Phone Number ID e Business ID (pegos no início da Etapa 6), Token permanente gerado na Etapa 4 nos campos abaixo:
6. Clique em Creat WhatsApp Channel.
7. Na próxima página, adicione os membros da sua equipe à caixa de entrada (quem não foi adicionado, não terá acesso a receber/responder às mensagens que vier desse número). Após adicionar, confirme e prossiga.
8. Copie a URL do webhook e o token de verificação que o Agendor Chat fornece:
Etapa 7: Configure o Webhook
No painel do seu App (na Meta), vá até WhatsApp > Configuração.
Cole a URL do webhook e o token de verificação.
Clique em Verificar e salvar:
4. Marque a permissão de mensagens para receber mensagens de clientes:
✅ Pronto!
Agora, sua conta do WhatsApp está conectada ao Agendor Chat via Cloud API. Você pode começar a enviar e receber mensagens com seus clientes diretamente pela plataforma.
Dúvidas frequentes
Como configurar vários números em um único aplicativo do Facebook?
O aplicativo do Facebook permite configurar apenas um único endpoint de Webhook. Por isso, crie caixas de entrada (Inboxes) no Agendor Chat para todos os números necessários.
Você precisará configurar a URL de Webhook fornecida por apenas uma dessas caixas de entrada no aplicativo do Facebook — isso será suficiente para que todas as outras caixas de entrada funcionem corretamente.
Como adicionar créditos e fazer pagamento para CLOUD API?
Já no caso do Cloud API oficial do WhatsApp (Meta), que é o que o Agendor Chat usa quando está integrado via Cloud API, o modelo é diferente da Gupshup:
Não existe “créditos” para você recarregar.
O pagamento é feito diretamente na conta de anúncios/faturamento da Meta (Facebook Business Manager).
A Meta cobra por conversa iniciada (seguindo a tabela de preços de cada país).
Ou seja, o valor vai para o cartão de crédito ou forma de pagamento cadastrada na sua conta de anúncios no Business Manager.
👉 Resumindo:
Gupshup → você recarrega créditos dentro do painel da Gupshup.
Cloud API da Meta → cobrança vem direto na fatura da Meta Ads, conforme o uso, não tem recarga.


















