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Agendor Chat: Como configurar a caixa de entrada com a API Oficial do WhatsApp via Cloud API

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Escrito por Paula
Atualizado hoje

Este é um artigo de caráter técnico, se certifique de separar um tempo hábil para seguir o passo a passo a seguir.


No WhatsApp Business, você pode gerenciar as conversas diretamente pela plataforma. Para isso, é possível usar dois provedores:

  • WhatsApp Cloud API, diretamente com a Meta;

Este guia mostrará como configurar o canal usando o WhatsApp Cloud API, hospedado pela Meta.

Pré-requisitos

Antes de começar, você precisa de:

  • Uma Conta de Desenvolvedor Meta (Crie uma aqui se ainda não tiver);

  • Um número de telefone válido;

  • Uma conta no Agendor Chat;


Etapa 1: Configure o Perfil Comercial

  1. No menu “Home”, clique em Criar portfólio / Create business portfolio;

  2. Preencha todos os campos obrigatórios com as informações da sua empresa (nome, descrição, contato, etc.):

💡 Um perfil bem feito transmite mais confiança aos seus clientes.


Etapa 2: Crie seu App no Facebook

  • Clique em Criar App / Create App;

  • Preencha os dados inserindo Agendor Chat Local em Nome do App / App name e insira o seu email no segundo campo;

  • Na próxima tela, selecione a opção Outro / Other:

  • Selecione o tipo Empresa / Business:

  • Insira seu e-mail de contato e selecione o portfólio que você criou:


Etapa 3: Adicione o WhatsApp ao seu App

  1. No painel do aplicativo, clique em Adicionar Produto;

  2. Escolha WhatsApp na lista e clique em Configurar;

⚠️ Antes de continuar, verifique sua empresa com a Meta. Você precisará enviar documentos para obter acesso completo à API.


Etapa 4: Gere um Token Permanente da API

  • Acesse as configurações da empresa no Meta

  • Vá em Usuários do Sistema / System users e adicione um novo com a função Administrador / Admin:

  • Clique em Adicionar Ativos / Select assets > selecione seu App > marque Controle total / Full control e clique em Atribuir / Assign assets ao final da página:

  • Volte em Usuários do sistema / System users clique em Gerar novo token / Generate token:

  • Escolha seu App e selecione estas permissões:

  • Copie e salve seu token com segurança:


Etapa 5: Configure a API do WhatsApp Cloud

  • Crie ou selecione uma conta comercial no Meta:

  • Cole o token permanente:

  • Adicione um número de telefone pronto para produção (o número precisa estar verificado via OTP - código de verificação):


Etapa 6: Conecte o Agendor Chat à API do WhatsApp

  • Copie o Phone Number ID e o Business Account ID da sua configuração no Facebook:

  • Acesse sua conta no Agendor Chat;

  • Vá em Configurações > Caixa de entrada > Adicionar caixe de entrada no canto superior direito > selecione a opção WhatsApp:

  • Insira o número de telefone, Phone Number ID e Business ID (que você pegou no início da Etapa 6) e insira nos campos abaixo:

  • Clique em Creat WhatsApp Channel.

  • Na próxima página, adicione os membros da sua equipe à caixa de entrada (quem não foi adicionado, não terá acesso a receber/responder as mensagens que vier desse número). Depois de adicionar, confirme e prossiga.

  • Copie a URL do webhook e o token de verificação que o Agendor Chat fornece:


Etapa 7: Configure o Webhook

  • No painel do seu App (na Meta), vá até WhatsApp > Configuração.

  • Cole a URL do webhook e o token de verificação.

  • Clique em Verificar e salvar:

  • Marque a permissão de mensagens para receber mensagens de clientes:

✅ Pronto!

Agora, sua conta do WhatsApp está conectada ao Agendor Chat via Cloud API. Você pode começar a enviar e receber mensagens com seus clientes diretamente pela plataforma.


Dúvidas frequentes

  • Como configurar vários números em um único aplicativo do Facebook?

O aplicativo do Facebook permite configurar apenas um único endpoint de Webhook. Por isso, crie caixas de entrada (Inboxes) no Agendor Chat para todos os números necessários.

Você precisará configurar a URL de Webhook fornecida por apenas uma dessas caixas de entrada no aplicativo do Facebook — isso será suficiente para que todas as outras caixas de entrada funcionem corretamente.

  • Como adicionar créditos e fazer pagamento para CLOUD API?

Já no caso do Cloud API oficial do WhatsApp (Meta), que é o que o Agendor Chat usa quando está integrado via Cloud API, o modelo é diferente da Gupshup:

  • Não existe “créditos” para você recarregar.

  • O pagamento é feito diretamente na conta de anúncios/faturamento da Meta (Facebook Business Manager).

  • A Meta cobra por conversa iniciada (seguindo a tabela de preços de cada país).

  • Ou seja, o valor vai para o cartão de crédito ou forma de pagamento cadastrada na sua conta de anúncios no Business Manager.

👉 Resumindo:

  • Gupshup → você recarrega créditos dentro do painel da Gupshup.

  • Cloud API da Meta → cobrança vem direto na fatura da Meta Ads, conforme o uso, não tem recarga.

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