Este é um artigo de caráter técnico, se certifique de separar um tempo hábil para seguir o passo a passo a seguir.
No WhatsApp Business, você pode gerenciar as conversas diretamente pela plataforma. Para isso, é possível usar dois provedores:
WhatsApp Cloud API, diretamente com a Meta;
Gupshup, provedor da API Oficial;
Este guia mostrará como configurar o canal usando o WhatsApp Cloud API, hospedado pela Meta.
Pré-requisitos
Antes de começar, você precisa de:
Uma Conta de Desenvolvedor Meta (Crie uma aqui se ainda não tiver);
Um número de telefone válido;
Uma conta no Agendor Chat;
Etapa 1: Configure o Perfil Comercial
Acesse business.facebook.com
No menu “Home”, clique em Criar portfólio / Create business portfolio;
Preencha todos os campos obrigatórios com as informações da sua empresa (nome, descrição, contato, etc.):
💡 Um perfil bem feito transmite mais confiança aos seus clientes.
Etapa 2: Crie seu App no Facebook
Vá para developers.facebook.com;
Clique em Criar App / Create App;
Preencha os dados inserindo Agendor Chat Local em Nome do App / App name e insira o seu email no segundo campo;
Na próxima tela, selecione a opção Outro / Other:
Selecione o tipo Empresa / Business:
Insira seu e-mail de contato e selecione o portfólio que você criou:
Etapa 3: Adicione o WhatsApp ao seu App
No painel do aplicativo, clique em Adicionar Produto;
Escolha WhatsApp na lista e clique em Configurar;
⚠️ Antes de continuar, verifique sua empresa com a Meta. Você precisará enviar documentos para obter acesso completo à API.
Etapa 4: Gere um Token Permanente da API
Acesse as configurações da empresa no Meta
Vá em Usuários do Sistema / System users e adicione um novo com a função Administrador / Admin:
Clique em Adicionar Ativos / Select assets > selecione seu App > marque Controle total / Full control e clique em Atribuir / Assign assets ao final da página:
Volte em Usuários do sistema / System users clique em Gerar novo token / Generate token:
Escolha seu App e selecione estas permissões:
Copie e salve seu token com segurança:
Etapa 5: Configure a API do WhatsApp Cloud
Crie ou selecione uma conta comercial no Meta:
Cole o token permanente:
Adicione um número de telefone pronto para produção (o número precisa estar verificado via OTP - código de verificação):
Etapa 6: Conecte o Agendor Chat à API do WhatsApp
Copie o Phone Number ID e o Business Account ID da sua configuração no Facebook:
Acesse sua conta no Agendor Chat;
Vá em Configurações > Caixa de entrada > Adicionar caixe de entrada no canto superior direito > selecione a opção WhatsApp:
Insira o número de telefone, Phone Number ID e Business ID (que você pegou no início da Etapa 6) e insira nos campos abaixo:
Clique em Creat WhatsApp Channel.
Na próxima página, adicione os membros da sua equipe à caixa de entrada (quem não foi adicionado, não terá acesso a receber/responder as mensagens que vier desse número). Depois de adicionar, confirme e prossiga.
Copie a URL do webhook e o token de verificação que o Agendor Chat fornece:
Etapa 7: Configure o Webhook
No painel do seu App (na Meta), vá até WhatsApp > Configuração.
Cole a URL do webhook e o token de verificação.
Clique em Verificar e salvar:
Marque a permissão de mensagens para receber mensagens de clientes:
✅ Pronto!
Agora, sua conta do WhatsApp está conectada ao Agendor Chat via Cloud API. Você pode começar a enviar e receber mensagens com seus clientes diretamente pela plataforma.
Dúvidas frequentes
Como configurar vários números em um único aplicativo do Facebook?
O aplicativo do Facebook permite configurar apenas um único endpoint de Webhook. Por isso, crie caixas de entrada (Inboxes) no Agendor Chat para todos os números necessários.
Você precisará configurar a URL de Webhook fornecida por apenas uma dessas caixas de entrada no aplicativo do Facebook — isso será suficiente para que todas as outras caixas de entrada funcionem corretamente.
Como adicionar créditos e fazer pagamento para CLOUD API?
Já no caso do Cloud API oficial do WhatsApp (Meta), que é o que o Agendor Chat usa quando está integrado via Cloud API, o modelo é diferente da Gupshup:
Não existe “créditos” para você recarregar.
O pagamento é feito diretamente na conta de anúncios/faturamento da Meta (Facebook Business Manager).
A Meta cobra por conversa iniciada (seguindo a tabela de preços de cada país).
Ou seja, o valor vai para o cartão de crédito ou forma de pagamento cadastrada na sua conta de anúncios no Business Manager.
👉 Resumindo:
Gupshup → você recarrega créditos dentro do painel da Gupshup.
Cloud API da Meta → cobrança vem direto na fatura da Meta Ads, conforme o uso, não tem recarga.