Com a nova funcionalidade de Sugestões Inteligentes, é possível usar inteligência artificial no Agendor para analisar o texto das atividades de um negócio e identificar possíveis próximos passos.
A ferramenta sugere ações como o cadastro de dados de contato e o agendamento de próximas atividades, garantindo que nada fique para trás. Dê uma olhada:
Como funcionam as Sugestões Inteligentes?
As Sugestões Inteligentes funcionam através de inteligência artificial para identificar três tipos principais de possíveis ações a partir dos textos das tarefas:
Registro de contatos: sugestões para adicionar telefones ou e-mails nos cadastros de pessoas ou empresas vinculadas ao negócio;
Atualização de dados existentes: se um dado já estiver cadastrado, a inteligência artificial sugere substituí-lo caso o novo dado registrado na tarefa seja diferente;
Agendamento de próximos passos: sugestão de agendamento de próximas atividades a partir da identificação de intenções no texto da atividade, como "ligar para João amanhã".
Ao identificar uma sugestão, a inteligência artificial irá apresentar um "painel" interativo com as opções sugeridas. Veja os principais elementos:
Painel de sugestões: é exibido na parte inferior da tarefa com as ações recomendadas.
Botão de fechar: oculta as sugestões temporariamente, mas elas podem ser reexibidas a qualquer momento.
Navegação entre sugestões: Para múltiplas sugestões, você pode navegar pelas opções clicando nas setas.
Opções de ação: cada sugestão traz as opções de "adicionar", "salvar" ou "agendar", dependendo do contexto.
Como ativar as Sugestões Inteligentes?
A funcionalidade é acionada automaticamente em duas situações:
a. Ao finalizar uma atividade
b. Ao criar uma atividade retroativa: ao cadastrar uma atividade que contenha o horário presente ou um horário retroativo, as sugestões serão geradas imediatamente.
Importante: As sugestões só são exibidas quando a atividade é finalizada. Caso não tenha horário ou intenção identificada, nenhuma sugestão será exibida.
Como funcionam as Sugestões Inteligentes na prática?
1. Registro de telefones
Imagine que você registrou a seguinte tarefa:
"Novo telefone do João: 11987654321"
As Sugestões Inteligentes vão:
1. Verificar se já existe um João vinculado a essa tarefa;
Se existir, o telefone será incluído no cadastro dele;
Se não existir, a sugestão será de salvar o telefone no cadastro principal, como o da empresa, por exemplo.
2. Perguntar em qual campo você quer salvar o número: celular, WhatsApp ou telefone.
3. Se o número já estiver salvo, mas for diferente, a sugestão será de substituir o telefone para o novo.
2. Registro de e-mails
Agora, imagine que você registrou uma tarefa que diz:
"Enviar e-mail para a Maria em maria@clinicax.com.br"
As Sugestões Inteligentes vão:
1. Verificar se existe uma Maria vinculada à tarefa.
Se existir, o recurso sugere colocar o e-mail no cadastro da Maria;
Se não existir, ele sugere guardar o e-mail no cadastro principal, como o da empresa.
2. Se já houver um e-mail salvo, mas for diferente, a sugestão será de substituir o e-mail para o novo.
3. Agendamento de próximos passos
E por último, imagine que você registrou a seguinte atividade:
"Enviar proposta por e-mail amanhã às 16h."
As Sugestões Inteligentes vão:
1. Entender o tipo de atividade que foi mencionado na anotação e sugerir a criação de uma nova tarefa de acordo com essa informação.
2. Criar uma atividade com o tipo identificado no passo 1, incluindo data, horário e descrição feitos por IA.
O que acontece se houver várias informações dentro de uma mesma tarefa?
Vamos supor que você finalizou a seguinte tarefa:
"Ligar para Márcio amanhã no telefone 11912345678. Enviar e-mail para Catarina em catarina@agenciaz.com.br"
Isso é o que acontece:
As Sugestões Inteligentes analisam o texto e identificam as informações relevantes:
O número de telefone de Márcio: 11912345678
O e-mail de Catarina: catarina@agenciaz.com.br
Duas intenções de agendamento: "Ligar para Márcio amanhã" e "Enviar e-mail para Catarina."
Para dados como telefone e e-mail, será gerada uma sugestão para cada um, ou seja:
Registro do telefone de Márcio.
Registro do e-mail de Catarina.
Caso haja mais de uma intenção de agendamento, só a primeira será considerada.
Nesse caso, as Sugestões Inteligentes vão seguir apenas com o primeiro agendamento, que é o da ligação para Márcio amanhã.
Ao aceitar a sugestão de agendamento, a inteligência artificial preenche automaticamente em uma nova tarefa:
O que fazer: Ligar para Márcio.
Quando: Amanhã.
Descrição: Algo como "Ligar para Márcio amanhã no telefone 11912345678 para discutir os próximos passos."
Dúvidas Frequentes
1. Onde estão disponíveis as Sugestões Inteligentes?
As Sugestões Inteligentes funcionam somente na nova ficha de negócios. Elas não estão disponíveis nas fichas de empresas ou pessoas.
2. Posso gerar mais de uma sugestão de agendamento em uma atividade?
Não. A IA só considera o primeiro gatilho de agendamento encontrado no texto da atividade. Mesmo que o texto contenha mais de uma intenção de agendamento, como "ligar para João" e "enviar e-mail para Catarina", apenas a primeira será sugerida.
3. O que acontece se o telefone ou e-mail já estiver cadastrado?
A IA verifica se o telefone ou e-mail já existe no cadastro:
Se for diferente, ela sugere substituir o dado atual pelo novo.
Se for igual, nenhuma sugestão será exibida para evitar duplicidade.
4. A IA realiza ações automaticamente?
Não. A IA apenas sugere as ações, mas você decide o que fazer: aceitar, ajustar ou ignorar cada sugestão.
5. O que fazer se a sugestão não aparecer?
Isso pode acontecer se:
O texto da atividade não contiver informações relevantes, como números de telefone, e-mails ou intenções claras de ação (ex.: "ligar para João").
A atividade não estiver marcada como finalizada ou não possuir um horário definido.
Revise o texto da atividade e tente novamente.
6. O recurso está disponível em quais planos?
As Sugestões Inteligentes estão disponíveis apenas no Plano Performance e no Plano Corporativo.