📌 Esta funcionalidade faz parte da nova versão do Agendor.
A Geração de Propostas do Agendor permite criar propostas diretamente do CRM para os seus clientes de forma prática e rápida.
Neste artigo, vamos explicar em detalhes como utilizar essa nova ferramenta. Vamos lá!
Como criar uma proposta?
Para criar uma proposta, é preciso acessar a tela de um negócio e buscar pelo botão "Gerar proposta" localizado na lateral direita.
Em seguida, você será direcionado para a tela do gerador de propostas onde estará salvo o seu histórico de propostas para o negócio e onde poderá acessar os seus Modelos de Propostas.
Você poderá iniciar uma proposta em branco ou começar a partir de um modelo de proposta pronto.
Criar uma nova proposta do zero
Para começar uma proposta do zero, clique em "Iniciar proposta em branco" na aba "Nova proposta".
Formulário de criação da proposta
Logo em seguida, o formulário de criação de proposta será aberto na tela:
As principais personalizações disponíveis são:
Personalização dos textos do cabeçalho
Ao criar um modelo, o sistema por padrão recupera as informações da sua conta para preencher o cabeçalho da proposta. Ele irá mostrar o nome da sua empresa, seu CNPJ e endereço. Mas você pode alterar essas informações e salvar.
No Plano Performance, também é possível ocultar uma ou mais informações da proposta se precisar:
A proposta terá validade de 30 dias definida por padrão, mas você poderá editar a informação com base no seu modelo de negócio:
Personalização da logomarca
O recomendado é adicionar uma imagem quadrada (altura e largura iguais) para que a imagens não fiquem com distorções.
Personalização de imagem de fundo
Você pode adicionar uma imagem com proporção recomendada de 1280x320 ao fundo do cabeçalho da sua proposta, além disso é possível que você adicione filtros na imagem para melhorar o contraste ou também apenas adicionar cores ao fundo.
Adição, edição ou remoção de seções
Além das áreas já existentes para preenchimento da proposta, você também poderá excluir ou criar novas seções e nomeá-las como precisar.
Para adicionar uma nova seção basta clicar em "Adicionar Seção" e escolher o tipo de seção que deseja.
Confira abaixo os tipos de seções disponíveis:
Seção de texto, imagem e tabela
Este é um campo de texto aberto para que você possa descrever sua empresa e introduzir informações necessárias sobre a proposta.
É possível customizar o estilo do texto, tamanho da fonte, inserir anexos, imagens e também criar tabelas:
Seção de Produtos ou Serviços
Essa seção permite que você adicione os produtos ou serviços da negociação dentro do corpo da proposta. Essa seção puxa automaticamente os produtos e serviços que estão na negociação, sem precisar ter esse trabalho manual. Mas mesmo assim é possível remover e adicionar novos itens caso seja necessário.
Pré visualizar a proposta em PDF
Após preencher os campos de interesse, você pode clicar em "Pré-visualizar" no final da página, para verificar como ela ficará no PDF antes de enviar ao um cliente.
Modelos de propostas
Por padrão, o Agendor tem configurados três modelos de propostas iniciais para você começar a usar. Que são os seguintes:
Modelo para Produtos e Serviços;
Modelo para Assinaturas; e
Modelo para Indústria.
Entretanto, caso tenha interesse você pode criar novos modelos com as mesmas personalizações da criação de propostas ou editar algum dos modelos existentes.
Cada modelo poderá ter seu próprio layout, poderá ser aplicado em qualquer negociação e adaptado de acordo com as necessidades de cada cliente, podendo ser reutilizado por outros usuários.
Depois de pré visualizar uma nova proposta criada, você terá a opção de salvá-la como um novo modelo ou poderá "Salvar e enviar":
Ao salvar como um modelo, ele ficará registrado na aba "Nova proposta" dentro do gerador de propostas:
Enviar uma proposta por e-mail
Ao escolher a opção "Salvar e enviar", a proposta será salva no histórico de atividades do negócio.
Agora, para enviá-la por e-mail, basta clicar em "Enviar por e-mail" e os campos de preenchimento do e-mail serão abertos na tela:
Preenchimento do e-mail:
Aba de propostas criadas
Na aba de propostas criadas, ficarão registradas todas as propostas criadas para o respectivo negócio:
Você poderá enviar, editar e salvar as propostas como novos modelos.
E quando uma proposta criada for editada, a versão anterior não será perdida. Mantemos o histórico de todas as versões para controle.
Esperamos que essa funcionalidade facilite o processo de criação e envio de propostas dentro do Agendor.
Se surgirem dúvidas adicionais, entre em contato com nosso suporte através do chat da plataforma.
Boas vendas! 🚀