Passar para o conteúdo principal

Como integrar o ChatGPT com o Agendor

Veja como integrar seu CRM ao ChatGPT usando a Pluga!

Sara - Marketing avatar
Escrito por Sara - Marketing
Atualizado ontem

Se você deseja otimizar processos comerciais e reduzir tarefas manuais com apoio da inteligência artificial, a Pluga pode te ajudar.

A Pluga conecta suas ferramentas de negócios, permitindo criar automatizações entre sistemas sem necessidade de programação.

O que esta integração faz?

Com a integração entre o ChatGPT e o Agendor, você pode inserir inteligência artificial no seu fluxo de vendas para realizar tarefas como:

  • Criar automaticamente um rascunho de e-mail de proposta ao mover um negócio para a etapa “Proposta”, utilizando “Enviar mensagem” no ChatGPT para gerar um texto personalizado e profissional;

  • Gerar mensagens de follow-up quando o negócio estiver na etapa “Aguardando retorno”, aplicando “Enviar mensagem” para criar um texto persuasivo adaptado ao contexto de cada cliente;

  • Classificar leads automaticamente como quente, morno ou frio a partir das informações do negócio, usando “Extrair dados estruturados” para registrar essa classificação no Agendor;

  • Localizar e trazer automaticamente mais informações sobre o lead a partir de pesquisas na web, preenchendo campos personalizados no CRM;

  • Resumir e categorizar anotações adicionadas ao negócio, empregando “Extrair dados estruturados” para facilitar filtros, segmentações e análises.

Essa flexibilidade é possível adicionando o ChatGPT como uma etapa intermediária nas suas automatizações.

Ou seja, ele processa informações recebidas e gera resultados que podem ir desde a criação de conteúdos até análises, classificações e extração de dados, de acordo com a necessidade do fluxo.

Assim, suas operações comerciais ganham agilidade, precisão nas informações e mais tempo para o time focar em atividades estratégicas e no relacionamento com os clientes.

Requisitos

📝 Nota: Automatizações com IA exigem pelo menos três ferramentas, com o ChatGPT como intermediário, e o recurso de integrações multi-actions, disponível nos planos pagos da Pluga.


Passo a passo para integrar Agendor CRM + ChatGPT

Conectando-se ao Agendor

1. Acesse a Pluga e clique em “Entrar”, ou em “Cadastrar” se este for o seu primeiro acesso.

2. Na área de usuário da Pluga, clique em “Criar Automatização”.

3. Dê um título para a sua automatização.

4. Selecione a ferramenta que dará início a automatização. Neste caso de uso, selecionaremos o Agendor.

Escolha também o gatilho, ou seja, o acontecimento na ferramenta que dará início à sua automatização. Neste caso de uso vamos selecionar “Negócio alcança etapa do funil”, sendo importante ressaltar que apenas serão captadas atualizações de etapas de negócios criados após a ativação desta integração.

Em seguida, clique em “Continuar”.

5. Conecte sua conta no Agendor. Basta clicar em “Conectar Nova Conta” e realizar a autenticação.

  • Esse processo só precisa ser realizado uma única vez. Ao criar outras automatizações, sua conta já aparecerá listada entre as contas conectadas.

  • Caso seja a sua primeira vez conectando a sua conta do Agendor, clique em "Veja o passo a passo para encontrar suas chaves de acesso" e siga o breve tutorial.

6. Em seguida, você deverá definir qual funil e etapa que, quando alcançados por um negócio, darão início à automatização.

7. No passo seguinte, você pode filtrar as condições que vão definir o início ou não da sua automatização (opcional), podendo usar como critério uma das informações enviadas pelo Agendor.

8. Com a sua conta do Agendor configurada, clique em “Conectar Nova Ferramenta”.

Transformando dados com ChatGPT

1. Escolha a ferramenta ChatGPT e a opção “Iniciar conversa”.

Essa ação envia os dados recebidos da ferramenta de origem para o ChatGPT e retorna uma resposta gerada pela IA, interpretando e processando as informações de acordo com as instruções que você definir no prompt.

Em seguida, clique em “Salvar e continuar”.

2. Clique em “Conecte Sua Conta” e realize a autenticação com a conta do ChatGPT.

Essa etapa só precisará ser realizada uma única vez. Nas próximas vezes que for criar uma integração com o ChatGPT, sua conta aparecerá listada entre as contas conectadas.

Caso não saiba como encontrar sua API Key, clique em "Veja o passo a passo para encontrar suas chaves de acesso" e siga os passos indicados.

3. Agora é hora de realizar os ajustes no ChatGPT.

Primeiro, é obrigatório que você prepare um prompt de comando, com instruções específicas sobre o que precisa ser analisado ou respondido, podendo selecionar informações vindas do Agendor para compor o seu prompt.

Como exemplo, usaremos o seguinte:

[EXEMPLO DE PROMPT]

Crie um e-mail claro, persuasivo e profissional para enviar a um potencial cliente, utilizando as informações fornecidas e personalizando o conteúdo de acordo com o contexto do lead.

Utilize as informações do lead:

  • Nome: [[pessoa.nome]]

  • Empresa: [[empresa.nome]]

  • Produto/Serviço de interesse: [[nome dos produtos]]

  • Detalhes relevantes: [[descrição]]

  • Valor da proposta: [[valor da proposta]]

O e-mail deve seguir esta estrutura:

  1. Saudação personalizada

  2. Breve agradecimento pelo interesse

  3. Geração de identificação imediata na abertura do e-mail, mencionando um desafio comum no setor, uma tendência de mercado ou uma conquista recente da empresa

  4. Inclusão, com base em pesquisa na web e redes profissionais, de referências a projetos, conquistas ou eventos recentes do cliente, bem como notícias e informações públicas da empresa (feitos, parcerias ou lançamentos). Sempre que possível, fazer referência a interações anteriores ou conteúdos publicados pelo lead ou pela empresa, usando isso como gancho de abertura.

  5. Bloco com valores e condições comerciais: inserir no formato [VALOR E CONDIÇÕES AQUI] para posterior preenchimento manual

  6. Chamada para ação, convidando o cliente a responder ou agendar uma reunião

O texto deve ser objetivo, com tom consultivo e sem termos excessivamente técnicos, ter no máximo 250 palavras, utilizar parágrafos curtos para facilitar a leitura e incluir todos os detalhes fornecidos, sem acrescentar informações não mapeadas.

Atente-se que o segredo desta automatização está na personalização e no controle.

Por isso, antes de finalizar a sua automatização, faça alguns testes do seu prompt na interface do ChatGPT. Assim, você conseguirá visualizar com rapidez possíveis ajustes finos que vão garantir que as respostas redigidas sejam precisas, envolventes e diretas.

4. Nesta mesma etapa, selecione o modelo do ChatGPT que será utilizado.

Por padrão, a integração da Pluga utiliza o modelo 4.1 mini, que já está habilitado para buscas na web. Se preferir, você pode acessar a lista completa de modelos compatíveis com essa funcionalidade clicando aqui.

5. Caso queira, você também pode enviar instruções de comportamento pelo campo “Instruções de Sistema (System Message)”, fornecendo características para o seu modelo (“quem” ele é, qual tom de voz usar, etc.). Por exemplo:

[EXEMPLO DE PROMPT]

Você é um assistente comercial especializado em comunicação B2B. Seu papel é criar e-mails persuasivos e profissionais com base nas informações fornecidas, adequando o tom ao contexto e perfil do cliente. Sempre inicie com uma saudação personalizada. Mantenha a linguagem clara, respeitosa e comercial, com ortografia impecável, coerência e fluidez no texto.

Ao finalizar, clique em “Salvar e continuar”.

Enviando os dados tratados para o destino

1. Selecione a ferramenta que receberá os dados tratados em sua automatização. Neste caso, vamos usar o Gmail e a ação de “Criar rascunho”. Em seguida clique em “Salvar e continuar”.

2. Conecte sua conta no Gmail. Basta clicar em “Conectar Nova Conta” e realizar a autenticação. Esse processo só precisa ser realizado uma única vez.

3. Defina o assunto e configure o conteúdo do seu e-mail.

No campo “Mensagem”, selecione a resposta gerada pelo ChatGPT e, caso queira, adicione os campos personalizados do Agendor que poderão compor o seu e-mail.

Insira também o e-mail de destinatário. Em seguida, clique em “Salvar e continuar”.

4. Prontinho! Com a automatização configurada, você terá à sua disposição rascunhos de e-mail personalizados com as informações de negócios do seu Agendor.

Caso queira, você ainda pode adicionar mais ferramentas em seu fluxo de trabalho e criar uma automatização multi-action. Para isso, é só clicar em “Conectar Nova Ferramenta”.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, o time da Pluga estará à disposição para te ajudar! É só enviar um e-mail para suporte@pluga.co ou clicar aqui.

Respondeu à sua pergunta?