Todas as coleções
Integrações
Zapier - O que é e como funciona
Zapier - O que é e como funciona

Como fazer integrações entre plataformas de forma fácil, sem conhecimento de TI

Tulio avatar
Escrito por Tulio
Atualizado há mais de uma semana

Sempre achamos que para automatizar nossa rotina vamos precisar encontrar um desenvolvedor que faça uma mágica e resolva nossos problemas. Nem sempre!

Algumas integrações podem ser feitas por nós mesmos, sem ter nenhum conhecimento em programação. Para isso, basta ter um pouco de criatividade e coragem para iniciar.

Entenda a função dos Zaps e como buscar o que precisa!

Sou iniciante

O que é o Zapier?

O Zapier é uma ferramenta de automatização. Ele conecta diversos serviços entre si para executar tarefas e interações por você.

A interação é feita através de workflows. Que basicamente indica que ele é iniciado por um evento (trigger). Além disso, ele pode executar uma ou mais ações (actions) baseadas nesse evento

E dependendo da ação, ela pode ser enriquecida com uma busca (search) que serve para encontrar informações que não estão nos eventos e servem como gatilhos pré-estabelecidos para as ações

Podemos também configurar as ações do Zap para acontecer em um ou mais serviços, como por exemplo: Mailchimp, Facebook, Gmail, Lead Lovers. 

O que torna as possibilidades de integração flexíveis e bem completas de acordo com o seu objetivo.   

Como funciona?

Como um workflow, o Zapier precisa iniciar com um evento, então, precisamos identificar qual será seu evento primeiro.

 Os eventos podem ser desde a criação de uma pessoa no Agendor, o cadastro de um lead em seu sistema interno até um novo e-mail na sua caixa de entrada do Gmail.

Uma vez idenficado o evento, vamos identificar a ação. "Quando o evento acontecer, o que devo fazer com as informações que recebo?", essa é a pergunta a ser respondida.

Ainda não entendeu? Vamos usar um exemplo! 

Digamos que você esteja usando uma landing page para capturar leads. O evento que podemos usar é: "um novo lead que se cadastrou".

Quando esse evento ocorrer queremos enviar esse lead para o Agendor.  Essa é a ação a ser executada toda vez que esse evento ocorrer (causa e efeito). 

Em alguns casos, será necessário adicionar uma busca de informações para completar a ação ou validar se ela vai ocorrer. 

Essa busca pode ser feita em outra plataforma, como, Dynamics ou até mesmo em uma planilha do Google Sheets. E depois, resultar em gatilhos para gerar as ações.

Já sabe o que pode fazer e não é mais um iniciante? Então, veja como começar a utilizar, aqui!

Confira os vídeos de integrações

Respondeu à sua pergunta?