Sempre achamos que para automatizar nossa rotina vamos precisar encontrar um desenvolvedor que faça uma mágica e resolva nossos problemas. Nem sempre!
Algumas integrações podem ser feitas por nós mesmos, sem ter nenhum conhecimento em programação. Para isso, basta ter um pouco de criatividade e coragem para iniciar.
Entenda a função dos Zaps e como buscar o que precisa!
Sou iniciante
O que é o Zapier?
O Zapier é uma ferramenta de automatização. Ele conecta diversos serviços entre si para executar tarefas e interações por você.
A interação é feita através de workflows. Que basicamente indica que ele é iniciado por um evento (trigger). Além disso, ele pode executar uma ou mais ações (actions) baseadas nesse evento.
E dependendo da ação, ela pode ser enriquecida com uma busca (search) que serve para encontrar informações que não estão nos eventos e servem como gatilhos pré-estabelecidos para as ações.
Podemos também configurar as ações do Zap para acontecer em um ou mais serviços, como por exemplo: Mailchimp, Facebook, Gmail, Lead Lovers.
O que torna as possibilidades de integração flexíveis e bem completas de acordo com o seu objetivo.
Como funciona?
Como um workflow, o Zapier precisa iniciar com um evento, então, precisamos identificar qual será seu evento primeiro.
Os eventos podem ser desde a criação de uma pessoa no Agendor, o cadastro de um lead em seu sistema interno até um novo e-mail na sua caixa de entrada do Gmail.
Uma vez idenficado o evento, vamos identificar a ação. "Quando o evento acontecer, o que devo fazer com as informações que recebo?", essa é a pergunta a ser respondida.
Ainda não entendeu? Vamos usar um exemplo!
Digamos que você esteja usando uma landing page para capturar leads. O evento que podemos usar é: "um novo lead que se cadastrou".
Quando esse evento ocorrer queremos enviar esse lead para o Agendor. Essa é a ação a ser executada toda vez que esse evento ocorrer (causa e efeito).
Em alguns casos, será necessário adicionar uma busca de informações para completar a ação ou validar se ela vai ocorrer.
Essa busca pode ser feita em outra plataforma, como, Dynamics ou até mesmo em uma planilha do Google Sheets. E depois, resultar em gatilhos para gerar as ações.
Já sabe o que pode fazer e não é mais um iniciante? Então, veja como começar a utilizar, aqui!
Confira os vídeos de integrações