A Data de Início trata-se da data em que aquela negociação começou a ser trabalhada por você ou pelo seu colaborador. Ela é preenchida automaticamente pelo Agendor levando em consideração o dia em que ela foi criada, podendo ser alterada pelo usuário depois, porém isso pode atrapalhar as análises futuras, por isso, recomendamos que não a altere.

Já a Data de Conclusão depende da previsão de quando o negócio deverá ser concluído, seja ele Ganho ou Perdido. A data de conclusão também é preenchida automaticamente quando você altera o status de uma negociação que estava Em Andamento para Ganho/Perdido. 

Inserir uma data de conclusão ainda que ela seja apenas uma previsão, ajuda você a prever quanto será vendido ao final de um período, ao filtrar por exemplo negócios que foram criados no início do período e que tem previsão de conclusão no final desse período. Vejamos alguns exemplos:

Exemplo 1: Estou no dia 01/02 e quero saber qual a previsão de vendas para esse mês. Para saber isso basta informar no filtro a data de conclusão de 28/02 - não é necessário informar a data de início dos negócios. O resultado desse filtro retornará todos os negócios que possuem data de conclusão informada até 28/02. Mas é necessário informar essa data, do contrário alguns negócios não aparecerão na filtragem. Veja na imagem abaixo:

Após selecionar a opção, a listagem será exibida logo abaixo desse resumo da filtragem:

Exemplo 2: Estou no dia 28/01 e quero obter uma listagem de negócios criados nesse mês de Janeiro até hoje. Para saber isso clique em "Mais filtros" e selecione o filtro de Data de Início, no primeiro calendário selecione a data de 01/01, e no segundo calendário a data 28/01. Como resultado você obterá uma lista de todos os negócios cadastrados nesse período, porém, desde que a data de início não tenha sido alterada. Veja na imagem abaixo:

Os resultados aparecerão logo abaixo do resumo da filtragem:

Exemplo 3: Estou no dia 28/01 e quero obter uma listagem de negócios cadastrados em Janeiro e que tem previsão de fechamento para Fevereiro, assim, basta filtrar a data de início de 01/01 até 28/01 e data de conclusão de 01/02 até 28/02. Isso ajuda você a identificar o tamanho do seu funil que está criado para "fora do mês". Veja na imagem abaixo:

Os resultados aparecerão logo abaixo do resumo da filtragem:

Além de medir o desempenho você também conseguirá visualizar o seu forecast de vendas através do Sumário Semanal, esse indicador é definido baseado na “data de conclusão” do negócio.

Se surgirem dúvidas, procure nossa equipe de Suporte nos canais disponíveis

Dúvidas Relacionadas:

Como controlar as minhas vendas pelo Agendor?

Sumário Semanal: Como analisar e entender o relatório?

Encontrou sua resposta?