Todas as coleções
Negócios
O que acontece quando congelamos um negócio?
O que acontece quando congelamos um negócio?

Sobre congelar e descongelar negócios, definir período e motivo de congelamento

Tulio avatar
Escrito por Tulio
Atualizado há mais de uma semana


Durante uma negociação, pode ser que o cliente não recuse sua proposta, mas por algum motivo, ele peça para você retomar o contato com ele dentro de alguns meses.
Nesse caso, se você considera que o cliente está interessado e que negociação não foi perdida, você pode congelar esse negócio por um período determinado e com um motivo, para que o seu funil fique mais organizado, com mais destaque para as negociações quentes que estão em andamento e menos para as que congelaram.

Isso é o que acontece quando você congela um negócio:

  • Irá permanecer visível no seu funil de vendas, mas com um visual diferente, para ajudar na sua organização

  • Continua sendo considerado como um negócio em andamento nos relatórios e listagens

  • Quando chegar o dia de descongelar o negócio, você será notificado no funil de vendas.

Dúvidas frequentes

1. É possível definir um período e um motivo para o congelamento?

Sim, tanto é possível como é obrigatório definir uma data para determinar por quanto tempo que o negócio ficará congelado, quanto o motivo pelo qual congelou.

2. É possível criar novos motivos de congelamento?

Por enquanto ainda não é possível, mas é possível definir a opção Outro e colocar comentários.

3. Como serei notificado quando um negócio chegar na data de descongelamento?

Na tela do funil de vendas. Quando um negócio congelado chegar na data de descongelar, haverá um indicativo visual para você saber que precisa acessar aquele negócio. No exemplo abaixo, existe 1 negócio que chegou na data de descongelar:

4. Quando chegar na data de descongelar, o negócio se descongela automaticamente?

Não, a data serve apenas para você ser notificado que o tempo pré-determinado passou e que agora você precisa realizar uma ação naquele negócio (ex: ligar pro cliente, mandar email, etc).
Após retomar o contato com o cliente de uma negociação congelada, você deve clicar no botão Descongelar. 

5. Essa funcionalidade está disponível apenas para o Plano Pro?

Congelar negócios é uma funcionalidade do Plano Pro, mas para oferecer um maior apoio aos clientes do plano Gratuito no cenário de crise atual, ela ficará disponível para todos os planos até 13 de Julho de 2020. Após esse dia, clientes do plano Gratuito não poderão congelar negócios, apenas descongelar os que já haviam sido congelados.

6. O ciclo médio de vendas do painel de relatórios ignora o tempo que os negócios ficaram congelados?

Por enquanto, o sistema considera o negócio congelado como um negócio em andamento e ainda não ocorre nenhuma mudança no cálculo do ciclo médio de vendas. Quando um negócio é congelado, a mudança reflete mais de forma visual para o funil ficar mais organizado. (Se você considera que esse número ou algum outro deveria ser atualizado, mande uma mensagem para nossa equipe com esse feedback explicando por que isso faz sentido para você. Nossas funcionalidades estão em constante evolução e o seu comentário é o que nos faz aprimorá-las!)

Respondeu à sua pergunta?