O preenchimento automático dos dados a partir do CNPJ está disponível no novo formulário de Empresas, no formulário de cadastro simplificado do Novo Funil e nos aplicativos Android e iOS, para facilitar ainda mais a criação de um lead.
A seguir, vamos apresentar os principais recursos dessa funcionalidade:
Preenchimento automático de campos
Veja quais campos serão preenchidos: Razão social, Telefone, Email, Endereço e Descrição (Data de abertura da empresa, Porte da empresa, Situação cadastral, Data da situação cadastral, Quadro de sócios e administradores, Código e descrição da atividade econômica principal).
Após preencher o campo CNPJ no novo formulário de Empresas, ou no formulário do Novo Funil, e clicar em qualquer outro campo, o Agendor preencherá os campos acima automaticamente com os dados disponibilizados no site da Receita Federal.
Para que você saiba que os dados foram atualizados, será apresentada a seguinte mensagem na tela:
Para que todos esses campos sejam preenchidos automaticamente, certifique-se de que esses campos estão vazios.
Caso você já tenha preenchido Razão social, Telefone, E-mail ou algum campo de Endereço, para evitar a perda de algum dado importante para você, o Agendor não preencherá esses campos automaticamente, ou seja, os dados que estavam preenchidos não serão atualizados.
Nessa situação, para que você saiba que apenas alguns campos foram preenchidos automaticamente, será apresentada a seguinte mensagem na tela:
Já no campo Descrição, os dados disponíveis referentes ao CNPJ serão adicionados abaixo das informações que você já preencheu.
Passo a passo
Ao clicar na aba Empresas > Adicionar Empresas e preencher o campo CNPJ, após clicar em qualquer outro campo, o Agendor preencherá automaticamente os campos Razão social, Telefone, Email, Endereço e Descrição.
Você também pode utilizar essa funcionalidade no formulário do novo funil. Ao clicar na aba Negócios > Funil > Adicionar negócio > Empresa, após preencher o campo CNPJ, o Agendor preencherá automaticamente os campos acima.
Já no aplicativo Agendor, você pode utilizar o preenchimento automático do CNPJ ao clicar na aba Contatos > Adicionar Empresa e preenchendo o campo CNPJ. Essa funcionalidade está disponível para dispositivos Android e iOS.
Ficou muito melhor cadastrar o seu contato sem precisar questionar o seu cliente sobre tantos detalhes, não é mesmo? 😅
Dúvidas Frequentes
→ Qual é a fonte de dados para preencher os campos de Empresas a partir do CNPJ?
O Agendor utiliza a base de dados públicos de CNPJ disponibilizada pela Receita Federal para preencher os campos do formulário de Empresas.
→ Qual é a periodicidade de atualização das informações?
Os dados são atualizados de forma recorrente, de acordo com as atualizações da Receita Federal, que, geralmente, ocorrem uma vez por mês. Dessa forma, os dados de uma nova empresa podem demorar entre 30 e 60 dias para aparecer na busca do Agendor.
→ Por que um CNPJ não foi encontrado na base do Agendor?
Há alguns motivos possíveis para que um CNPJ não seja encontrado para preencher automaticamente as informações de Empresas. Os principais são:
CNPJ recente, que ainda não foi atualizado na base de dados públicos de CNPJ disponibilizada pela Receita Federal;
CNPJ que ainda não foi atualizado na base de dados do Agendor;
CNPJ inválido ou inexistente.
→ As empresas que já estão cadastradas com CNPJ nos meus contatos serão atualizadas automaticamente?
Não. Para evitar a perda de algum dado importante para você, o Agendor não atualizará automaticamente os dados de empresas já cadastradas nos seus contatos.
Caso queira atualizar algum contato específico com dados disponíveis na base do Agendor, basta acessar Empresas > Selecionar o contato > Clicar em Editar. No formulário de edição de empresas, basta clicar no campo CNPJ, clicar em qualquer outro campo na sequência e os dados serão atualizados.
Importante: não se esqueça de verificar que os campos que deseja atualizar estejam vazios, pois o Agendor não preencherá campos que já possuam dados.
→ A funcionalidade de preenchimento automático está disponível em todos os formulários do Agendor?
Não, o preenchimento automático é exclusivo do novo formulário de cadastro de Empresas e da visualização do Novo Funil, então é necessário habilitar essas visualizações em sua conta para aproveitar a novidade.
Para habilitar o preenchimento nos formulários de Empresas, basta acessar a aba de Empresas > Adicionar Empresa > Experimente os novos formulários, assim como na imagem a seguir:
Já na visualização do Novo Funil, se certifique que você já habilitou ele também. Para isso, basta acessar a aba de Negócios > Funil > Experimente o Novo Funil, como na imagem abaixo:
→ Através da importação, consigo usufruir dos dados que o autopreenchimento na web me traz?
Não. Por enquanto essa funcionalidade está disponível apenas no novo formulário de cadastro de Empresas e no formulário do Novo Funil.
→ Essa funcionalidade está disponível na integração via API e/ou outras integrações (Zapier, Pluga e RD Station)?
Não. Por enquanto essa funcionalidade está em período experimental e disponível apenas na plataforma do Agendor.
→ Essa funcionalidade está disponível nos aplicativos (iOS/Android)?
Sim! Já é possível usar o autopreenchimento por CNPJ no seu aplicativo de celular, porém é necessário ter conexão com a Internet para atualizar suas informações.
→ Há algum custo adicional pelo uso dessa funcionalidade?
Não! O preenchimento automático dos dados de Empresas a partir do CNPJ está disponível para todos os clientes do Agendor, inclusive no plano gratuito.