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Como criar automações com Agendor Chat
Como criar automações com Agendor Chat
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Escrito por Paula
Atualizado há mais de uma semana

Se deseja acompanhar esse passo a passo por vídeo, clique aqui!


A automação pode substituir e agilizar processos existentes que requerem esforço manual. Você pode fazer muitas coisas automatizadas, como adicionar marcadores e atribuir a conversa ao melhor agente, enquanto a equipe se concentra no que sabe fazer de melhor, que é atender, sem se preocupar com tarefas manuais.

Por exemplo, sempre que um cliente abrir um chat no meu site e enviar ‘ajuda’, eu já irei direcionar a conversa para o time de Suporte e enviar uma mensagem de direcionamento. Ou, sempre que receber uma mensagem com a palavra ‘valor’ ou ‘interessado’, enviar para o time de vendas.

Para criar uma automação, acesse Configurações > Automações > Adicionar regra de automação (canto superior direito).

Nome da regra e descrição são campos obrigatórios e podem ser os mesmos. Em Evento, você vai escolher um das 4 opções:

  • Conversa criada (conversation created)

  • Conversa aberta (conversation opened)

  • Conversa atualizada (conversation updated)

  • Mensagem criada (message created)

Para o exemplo de caso citado acima, iremos utilizar ‘mensagem criada’. Em Condições, você precisa identificar o formato que a regra que você definiu acima irá chegar para você e como ela precisa identificar. No nosso caso, vamos utilizar ‘Conteúdo da mensagem’.

Então a nossa condição precisa ser: Message content > Contém > ajuda:

Você pode criar quantas condições desejar e elas podem ser diferentes. Veja que, para cada palavra que eu quero que a automação identifique eu criei uma condição.

Agora, em Ações, você irá definir o que acontece quando o chat é recebido e contém a palavra ajuda ou suporte. No nosso exemplo, quero que esse chat seja enviado para a caixa de entrada de Suporte e que o Agente atribuido seja a Paula. Sendo assim, irei criar duas ações:

  1. Assign to agent

  2. Assign a team

Pronto, é só clicar em Criar e a automação é adicionada a sua conta. Após criar, você pode editá-la, duplicar e excluir.

Dúvidas frequentes

Como faço para aparecer o nome dos agentes na conversa?

Por padrão o nome do agente deverá sempre aparecer. Para configurar qual nome, você pode ir em “Configurações do Perfil” e inserir o nome desejado na área “Seu nome completo” e clicar para atualizar o perfil.

Como funciona a integração do Agendor Chat com o Agendor CRM?

As principais funcionalidades da integração são as seguintes:

  • Cadastrar contatos que chegam no WhatsApp automaticamente dentro do Agendor CRM. Esses contatos são cadastrados no Agendor como empresa ou pessoa.

  • Permite criar um negócio automaticamente para a empresa ou pessoa cadastrada.

  • Adiciona uma nota dentro do Agendor CRM com o link da conversa com o contato do Agendor Chat.

  • Adiciona o link do contato do Agendor CRM dentro do Agendor Chat.

O objetivo dessas funcionalidades são para evitar trabalho manual na hora de cadastro de contatos dentro do Agendor CRM e também facilitar o fluxo do trabalho diário ao trabalhar com os dois sistemas.

Consigo integrar o Agendor Chat ao messenger do Instagram e Facebook?

No momento essa funcionalidade ainda não está disponível.

Consigo bloquear a visualização de conversas e contatos dentro do Agendor Chat?

Não é possível colocar privacidade fechada em conversas ou contatos específicos. Os agentes possuem acesso a todas as conversas e contatos do Agendor Chat.

O Agendor Chat utiliza a API do WhatsApp oficial ou API própria?

Conseguimos fazer integração com ambas. Você pode conectar qualquer número através da nossa API própria ou caso tenha preferência, pode-se conectar seu número de whatsapp business na API oficial. Para a segunda opção é preciso ter uma conta de desenvolvedor do WhatsApp business no sistema da Meta.

Como desconectar meu número do WhatsApp do Chat Agendor?

Para desconectar um número de WhatsApp você pode entrar no aplicativo do WhatsApp através do celular, clicar nos três pontinhos no canto superior direito da tela e ir na opção “aparelhos conectados”. Nessa tela aparecerá uma lista de aparelhos conectados. Clique em cima do aparelho referente ao Agendor Chat e escolha a opção desconectar.


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