Se você usa a API Oficial via Gupshup, esse tutorial irá te explicar como criar templates através da plataforma deles.
1 - Para iniciar o cadastro de um template, o primeiro passo será acessar a API do GupShup https://www.gupshup.io/.
2 - Na tela principal (Dashboard) selecione a API desejada:
3 - Para adicionar um novo template clique em + Criar modelo:
4 - Insira um nome para o template que está sendo criado, dentro dos seguintes Requisitos:
apenas letras minúsculas, números e sublinhado (‘_’).
Ex.: app_template_teste
5 - Selecione uma categoria para o template, conforme sua finalidade:
As categorias são uma forma de definir o objetivo do template. Cada categoria possui um tipo de taxação específica e objetivos referentes a cada categoria. Para saber mais sobre as categorias acesse: Diretrizes para modelos de utilidade, autenticação e marketing
Requisitos: selecionar a categoria que condiz com o objetivo do template.
7 - Selecione o idioma que será utilizado no template;
8 - No campo Rótulos de modelos, insira uma breve descrição do template, informando os casos de uso, como setores, segmentos, etc.;
Ex.: success chat, sales, support, success crm, etc.
9 - Cabeçalho (Opcional): É utilizado para aplicar alguma informação textual ou mídia para incrementar a mensagem de template que está sendo modelada.
Texto: permite a inserção de até 60 caracteres de texto livre e uma variável;
Mídia: permite a inserção de uma imagem no formato .jpeg ou .png com tamanho máximo de 2MB; um vídeo no formato .mp4 com tamanho máximo de 20MB ou um documento no formato .pdf com tamanho máximo de 2MB
10 - No campo Corpo, insira o texto da mensagem template que está sendo criada:
Rodapé (Opcional): Assim como o cabeçalho, é utilizado para aplicar alguma informação textual para incrementar a mensagem de template que está sendo modelada.
11 - Caso deseje adicionar um botão em seu template, clique no campo Botões e selecione um dos tipos:
Call to action: permite a inserção de um botão contendo um número de telefone ou url, onde, ao clicar, o cliente será direcionado a um número de contato ou site;
Resposta rápida: permite a inserção de botões contendo opções de resposta, para que o cliente clique em uma delas.
Ex.: Resposta rápida:
12 - Para concluir, clique no botão Visualizar e enviar;
Observações gerais:
⚠️ Não pode ter modelos com o mesmo nome ou conteúdo (corpo);
⚠️ As variáveis não podem estar no início ou no fim do modelo;
⚠️ Muitas variáveis em um texto curto;
⚠️ Quando um template é rejeitado/recusado, não conseguimos editá-lo, é necessário excluir e criar novamente;
⚠️ Mais de 2 botões de Call to Action (limite é 2);
⚠️ Mais de 3 botões de resposta rápida (limite é 3);
⚠️ Botões não podem ter variáveis, novas linhas, emojis ou caracteres de formatação;
⚠️ Não é possível criar variáveis com espaços, emojis ou caracteres especiais;
⚠️ Variável declarada, mas não utilizada;
⚠️ limite de 10 emojis por template (porém pode ser recusado caso o texto seja muito curto e com vários emojis);
⚠️ Você só pode editar um mesmo template aprovado, uma vez a cada 24 horas, após uma edição, é necessário esperar 24 horas para realizar a próxima alteração;
⚠️ Existe também um limite de 10 edições a cada 30 dias para um mesmo template;







