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Agendor Chat: Como criar templates via Gupshup

Paula avatar
Escrito por Paula
Atualizado essa semana

Se você usa a API Oficial via Gupshup, esse tutorial irá te explicar como criar templates através da plataforma deles.

1 - Para iniciar o cadastro de um template, o primeiro passo será acessar a API do GupShup https://www.gupshup.io/.

2 - Na tela principal (Dashboard) selecione a API desejada:

3 - Para adicionar um novo template clique em + Criar modelo:

4 - Insira um nome para o template que está sendo criado, dentro dos seguintes Requisitos:

  • apenas letras minúsculas, números e sublinhado (‘_’).

  • Ex.: app_template_teste

    5 - Selecione uma categoria para o template, conforme sua finalidade:

    As categorias são uma forma de definir o objetivo do template. Cada categoria possui um tipo de taxação específica e objetivos referentes a cada categoria. Para saber mais sobre as categorias acesse: Diretrizes para modelos de utilidade, autenticação e marketing

    • Requisitos: selecionar a categoria que condiz com o objetivo do template.

7 - Selecione o idioma que será utilizado no template;

8 - No campo Rótulos de modelos, insira uma breve descrição do template, informando os casos de uso, como setores, segmentos, etc.;

Ex.: success chat, sales, support, success crm, etc.

9 - Cabeçalho (Opcional): É utilizado para aplicar alguma informação textual ou mídia para incrementar a mensagem de template que está sendo modelada.

  • Texto: permite a inserção de até 60 caracteres de texto livre e uma variável;

  • Mídia: permite a inserção de uma imagem no formato .jpeg ou .png com tamanho máximo de 2MB; um vídeo no formato .mp4 com tamanho máximo de 20MB ou um documento no formato .pdf com tamanho máximo de 2MB

10 - No campo Corpo, insira o texto da mensagem template que está sendo criada:

  • Rodapé (Opcional): Assim como o cabeçalho, é utilizado para aplicar alguma informação textual para incrementar a mensagem de template que está sendo modelada.

11 - Caso deseje adicionar um botão em seu template, clique no campo Botões e selecione um dos tipos:

  • Call to action: permite a inserção de um botão contendo um número de telefone ou url, onde, ao clicar, o cliente será direcionado a um número de contato ou site;

  • Resposta rápida: permite a inserção de botões contendo opções de resposta, para que o cliente clique em uma delas.

Ex.: Resposta rápida:

12 - Para concluir, clique no botão Visualizar e enviar;


Observações gerais:

⚠️ Não pode ter modelos com o mesmo nome ou conteúdo (corpo);

⚠️ As variáveis não podem estar no início ou no fim do modelo;

⚠️ Muitas variáveis em um texto curto;

⚠️ Quando um template é rejeitado/recusado, não conseguimos editá-lo, é necessário excluir e criar novamente;

⚠️ Mais de 2 botões de Call to Action (limite é 2);

⚠️ Mais de 3 botões de resposta rápida (limite é 3);

⚠️ Botões não podem ter variáveis, novas linhas, emojis ou caracteres de formatação;

⚠️ Não é possível criar variáveis com espaços, emojis ou caracteres especiais;

⚠️ Variável declarada, mas não utilizada;

⚠️ limite de 10 emojis por template (porém pode ser recusado caso o texto seja muito curto e com vários emojis);

⚠️ Você só pode editar um mesmo template aprovado, uma vez a cada 24 horas, após uma edição, é necessário esperar 24 horas para realizar a próxima alteração;

⚠️ Existe também um limite de 10 edições a cada 30 dias para um mesmo template;

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