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Sumário Mensal: Como analisar e entender o relatório?
Sumário Mensal: Como analisar e entender o relatório?

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Escrito por Tulio
Atualizado há mais de 4 meses

Você já deve ter ouvido a frase: "Pra quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve".
Trazendo esse conceito para a área comercial, como medir se os seus esforços em vendas estão valendo a pena? Como saber porquê o time não está batendo a meta? Onde estão os gargalos do seu funil de vendas?

Se o que pode ser medido, pode ser melhorado, então o Sumário mensal é uma das melhores ferramentas do Agendor. Todo cliente do Plano Pro ou Plano Performance recebe no 1º dia do mês por e-mail um relatório com os principais indicadores da área comercial. Veja a imagem a seguir para entender melhor. Abaixo dela você encontrará explicações mais detalhadas sobre cada seção.

Topo do sumário

Negócios ganhos 🎉

Cada negócio marcado como Ganho no Agendor, representa uma venda fechada. No caso do exemplo acima, a empresa teve 19 vendas em mês de Outubro resultando em um total de R$ 6.100,00. Mas esse resultado caiu comparado a Setembro (que vendeu R$ 6.964,00).

Negócios em andamento

Representa como está o funil de vendas no dia do envio do Sumário. É útil para saber se o seu funil está com oportunidades suficientes para gerar mais negócios ganhos no fim do próximo mês.

Negócios perdidos

São as vendas que não foram fechadas. Na grande maioria das vezes porque o cliente desistiu da compra ou porque comprou de um concorrente. No final do sumário, é possível analisar quais os principais motivos que causaram essas perdas.

Funil da empresa

Essa seção possui as principais métricas do funil da empresa inteira (que são visíveis a você dentro do Agendor). A maioria desses números são mais relevantes quando analisados em conjunto e comparados a um período passado.

Novas oportunidades

Representa a quantidade de novos negócios que foram criados no período do relatório. No caso do exemplo, são negócios com data de início em Outubro. Importante monitorar esse número para saber se estão sendo geradas oportunidades suficientes para manter o seu funil saudável.

Ciclo de vendas

É o tempo médio que um negócio costuma levar para ser fechado. Calculado com base na diferença em dias entre a data de conclusão e de início dos negócios que foram ganhos no período do relatório. Um aumento desse número pode ser perigoso para a saúde do caixa da sua empresa. Portanto, é bom acompanhar sempre comparando com o período anterior.

Taxa de conversão

Representa a eficiência do processo comercial. No caso do exemplo, dos 736 negócios que passaram pelo funil, 19 foram fechados. Isso dá uma taxa de conversão de 2,58%. Esse número está muito ligado a qualidade do seu processo comercial. A qualidade das oportunidades que entram no funil, da pesquisa de necessidades feita no início, das ligações, das propostas, etc. É uma boa prática estar sempre monitorando e buscando aumentar esse número!

Valor em vendas

Essa é a soma do total de negócios ganhos no período. No caso do funil da empresa, é o mesmo número que aparece no Topo do Sumário. Costuma ser a forma mais básica de definir uma meta para a empresa.

Quantidade de vendas

Quantidade de negócio fechados no período. É o número de negócios marcados como ganhos e com data de conclusão para o período do relatório. No caso do exemplo, em Outubro.

Ticket médio

Representa o valor médio de uma venda. Calculado com base no "Valor em vendas" dividido pela "Quantidade de vendas". Aumentar esse número é uma ótima estratégia de aumentar as vendas. Uma queda nesse número pode ser perigoso para o seu modelo de negócios e para a saúde financeira da empresa.

Taxa de conversão por etapa

É uma análise mais profunda do que está dentro da "Taxa de conversão" que abordamos acima. Representa a eficiência do processo comercial em cada etapa. Excelente recurso para você identificar qual o gargalo e focar em melhorá-lo. No Sumário, a etapa com menor valor é destacada em vermelho para facilitar sua análise.

(É importante ressaltar que o objetivo desse relatório não é trazer tudo que houve de movimentações de etapas no período, e sim, qual a taxa de conversão por etapa no período em questão. Para isso, o relatório considera negócios que já estavam no funil em períodos anteriores para poder calcular a taxa de conversão corretamente. Isso é necessário já que o ciclo de venda pode ser maior que 1 mês. Portanto, esse relatório irá mostrar um número de quantidade de negócios maior do que a real quantidade de movimentações que ocorreram no período.)

Funil por Vendedor

A mesma análise que pode ser feita para o funil da empresa, pode ser feita para o funil por vendedor. Assim, tanto cada vendedor consegue medir o seu próprio desempenho, quanto o gestor consegue medir o desempenho de cada um da equipe separadamente.

Origens que trazem mais receita

Marketing e Vendas são áreas muito próximas (aqui no Agendor até nomeamos como apenas uma área: Aquisição). O sucesso da venda também é influenciado pelo perfil do cliente e o canal por onde ele chegou. Portanto, é muito importante medir quais canais trazem mais venda e é exatamente o que essa seção do sumário faz. Essa estatística é calculada com base no campo origem das empresas e pessoas que tiveram negócios ganhos dentro do período do relatório.

Principais motivos de perda

Todo erro é uma oportunidade de melhoria e aprendizado. Não é possível afirmar que toda venda perdida foi causada por um erro, mas há uma grande chance de que algo feito diferente poderia resultar em venda fechada. Como todo vendedor profissional está sempre buscando evoluir, medir os motivos de perda é um ótimo ponto de direção. No Agendor, quando um negócio é marcado com o perdido, a plataforma pergunta qual foi o motivo (e você pode personalizar esses motivos de acordo com o seu modelo de negócios). Aqui nessa seção é aonde você analisa o resultado disso de forma consolidada.

FAQ - Perguntas frequentes

  1. Minha conta possui privacidade fechada para manter a carteira de clientes separada por vendedor. No sumário, o vendedor irá ver os dados de todos da empresa?
    Não. O sumário irá exibir somente as informações que cada um pode visualizar dentro do Agendor. Isso é definido com base na privacidade dos cadastros. O gestor visualizam da empresa inteira, os líderes de equipe visualizam somente das equipes e os vendedores somente os seus dados.

  2. Posso visualizar o sumário a qualquer momento ou preciso esperar até o início do mês?
    Pode sim. Na aba Relatórios é possível solicitar o Sumário a qualquer momento para recebê-lo em seu e-mail. Você pode inclusive escolher períodos diferentes.

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