Como o nosso propósito principal é facilitar a vida de gestores e vendedores tornando sua rotina muito mais produtiva e descomplicada, nós lançamos o mais novo painel de relatórios!

Nunca foi tão fácil e intuitivo medir o desempenho comercial da equipe e acompanhar os principais indicadores de vendas em um único lugar de forma simples e intuitiva!

Nesse artigo nos te ajudaremos a entender cada um dos números apresentados nesse painel, e como desvendar os gargalos do seu processo comercial.

Vamos lá? :)

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Primeiros passos

Antes mesmo de bater os olhos nos resultados apresentados, o ideal é que você use os filtros de períodos, usuários e equipes para extrair informações mais precisas.

Note que a partir da aplicação desses filtros, as informações mostradas no relatório mudam simultaneamente:


Aqui você pode obter uma série de métricas estratégicas sobre a sua operação comercial de forma instantânea e interativa!
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Topo do painel

Uma vez que você e sua equipe estão alimentando os históricos de negociações, criando novas oportunidades e até mesmo fechando vendas, vocês certamente vão querer saber como andam esses números, certo?

Entenda abaixo quais são e como funcionam os indicadores de negócios no painel:


Quantidade de negócios ganhos:

Aqui não tem mistério. Cada negócio marcado como Ganho no Agendor representa uma venda fechada/ganha no período. 

O ideal é acompanhar esse número e fazer comparações com períodos anteriores para saber se o número de negócios ganhos no período está maior ou menor que o período comparado.

Ciclo médio de vendas:
Representa o tempo que a equipe está levando para fechar uma venda desde o momento que ela foi criada no Agendor. Calculado com base na diferença em dias entre a data de conclusão e a data de início dos negócios ganhos no período do relatório.

Vale entender que esse número sozinho não tem tanta relevância, o mais valioso é monitorar esse número comparando com períodos anteriores. 

Se ele estiver aumentando, pode impactar no seu faturamento e pode indicar que algo precisa ser otimizado no seu processo comercial.

Valor em vendas:
É o valor somado de todos os negócios ganhos no período. Esse indicador costuma ser a forma mais básica de definir uma meta interna para a empresa.

Vale lembrar que ainda não é possível definir metas direto pelo Agendor. O relatório te dá indicadores e resultados importantes para que, de forma externa, você defina metas com a equipe.

Ticket médio:
Trata-se do valor médio de uma venda. Calculado com base no indicador Valor em vendas dividido pela quantidade de negócios ganhos

Aumentar esse número é uma ótima estratégia para aumentar o faturamento, e uma queda no mesmo pode ser perigoso para o seu modelo de negócio e para a saúde financeira da empresa.

Aqui também vale comparar esse número com períodos anteriores para acompanhar sua movimentação.

Negócios iniciados:
Esse número representará a quantidade de novos negócios que foram criados no período. É de extrema importância monitorar esse número para saber se estão sendo geradas oportunidades suficientes para manter o seu funil de vendas saudável.

Negócios perdidos:
Cada negócio marcado como Perdido no Agendor representa uma venda que não foi fechada. O painel ainda te mostrará quais foram os principais motivos que causaram essas perdas.

Taxa ganhos vs perdidos (ou taxa de conversão):
Representa a eficiência do seu processo comercial. Calculada com base na sua quantidade de novos negócios divido pela quantidade de negócios ganhos e perdidos no período. 

Esse número está muito ligado a qualidade do seu processo comercial, a qualidade das oportunidades que entraram no seu funil e a pesquisa de necessidades feita no início do contato. 

É uma boa prática estar sempre monitorando esse número e buscando aumentar o resultado.

Taxa ganhos vs perdidos (valor):
Diretamente ligada ao indicador anterior. Aqui você terá uma taxa de conversão baseada no valor das negociações, ou seja, valor das novas oportunidade dividido pelo valor de vendas ganhas e perdidas no período.

Uma análise rápida e interessante é a seguinte: Se a taxa ganhos vs perdidos por valor de um vendedor estiver maior que a taxa por quantidade (taxa de conversão), pode significar que ele está dando mais atenção aos negócios de maior valor e trabalhou de forma mais inteligente para bater a meta.

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Meio do painel

Entenda melhor os gráficos que aparecem aqui:


Produtos mais vendidos:

O ideal é que todo negócio criado no Agendor esteja diretamente vinculado a um produto e/ou serviço. 

Assim, cada vez que você fechar uma venda com esses produtos relacionados, a plataforma automaticamente alimentará o relatório.

É uma ótima forma de monitorar quais são os produtos e/ou serviços que estão desempenhando melhor para trabalhar em campanhas de divulgação, estratégias de vendas e etc.

P.S.: Ainda não é possível incluir valor por produto.

Principais motivos de perda:
Sempre que for definir uma venda como perdida, não se esqueça de indicar também qual o motivo da perda. Clicando aqui você pode ver em exemplos como fazer isso.

Tão importante quanto saber quantas vendas estão sendo perdidas, é necessário conhecer também quais são seus reais motivos de perda. 

Todo vendedor busca evoluir em suas vendas e, medir os motivos de perda é um ótimo ponto para tomar decisões estratégicas e criar planos de ação em cima das principais objeções enfrentadas pela equipe.

P.S.: O gráfico vai mostrar apenas o top cinco motivos de perda de negócios.

Origens que trazem mais receita:
Marketing e Vendas são áreas muito próximas. O sucesso da venda também é influenciado pelo perfil do cliente e o canal por onde ele chegou. Portanto, é muito importante medir quais canais trazem mais receita e é exatamente isso que esse tópico do relatório te mostra. 

Esse número é calculado com base no campo Origem do cadastro do cliente (empresa ou pessoa), por isso é de extrema importância que todos os seus clientes estejam com as origens bem definidas.

P.S.: O gráfico vai mostrar apenas o top cinco origens que trazem mais receita.

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Fim do Painel

Os próximos indicadores vão refletir o nível de produtividade e desempenho dos usuários dentro do período selecionado para o relatório:


Quem vendeu mais?

Uma espécie de "ranking" que elencará os usuários pela quantidade de negócios ganhos, perdidos e novas oportunidades que entraram no funil de cada um deles no período do relatório.

É uma ótima forma de comparar resultados e entender se a distribuição de novas negociações está equilibrada.

Quem está esquecendo dos clientes na carteira?
É uma ótima oportunidade de trabalhar com aqueles clientes da carteira que nunca foram trabalhados até então. Foque na gestão eficiente da sua carteira de clientes, mantenha o relacionamento e enxergue novas oportunidades de vendas!

P.S.: Usuários inativos são exibidos propositalmente na listagem para lembrar de transferir a carteira deles para outros vendedores ativos. Clicando aqui te ensinamos como via importação!

Quem está esquecendo de agendar o próximo passo nas negociações?
Já discutimos aqui a importância de manter o funil de vendas saudável com o maior número de próximos passos agendados. Nesse tópico você conseguirá observar quem são os usuários que estão esquecendo de criar os próximos compromissos com aquele cliente, ou seja, a negociação pode perder o timing ou até mesmo ser esquecida! 

Não queremos que isso aconteça, certo?

P.S.: Vale lembrar que aqui só contam as tarefas que estão sendo criadas dentro do histórico do negócio. Tarefas criadas dentro de Empresas ou Pessoas não são mostradas aqui. Entenda mais sobre como trabalhar com históricos no Agendor.

Quem finalizou mais tarefas?
Mais uma vez temos o conceito de "ranking" para elencar os usuários que estão finalizando mais tarefas no período. Todos os tipos de atividades são contabilizados aqui: ligações, visitas, envio de propostas, e-mails e reuniões.

Atividades finalizadas/agendadas
Nesse tópico nós analisamos quantas tarefas a equipe agendou e quantas efetivamente foram executadas. De certa forma, esse indicador representará o nível de "eficiência" que o vendedor teve naquele período.

Dica: É importante que os seus compromissos e atividades sejam agendados com antecedência, assim você já criará uma organização e programação clara para não se sobrecarregar com atividades que não poderão ser concluídas por quaisquer motivos.
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Agora não tem mais desculpas para dizer que não entendeu os números ou como usar o relatório, né?

Mas.. se ainda tiver, não se preocupe! Chama a gente nos canais de suporte! :)


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