Nós criamos um Painel de Vendas para ajudar os gerentes e vendedores a trabalhar de maneira mais fácil e eficiente. Com ele, você pode ver facilmente como está indo a sua equipe de vendas e os números mais importantes, tudo em um só lugar.
Neste artigo, vamos te mostrar como entender os números do painel e como identificar problemas em sua equipe de vendas.
Vamos lá? 😀
Primeiros passos
Antes mesmo de iniciar sua análise dos resultados, o ideal é que você use os filtros de período, funil, usuários e equipes para extrair informações mais precisas.
Note que a partir da aplicação desses filtros, as informações mostradas no relatório mudam simultaneamente:
Aqui você pode obter uma série de métricas estratégicas sobre a sua operação comercial de forma instantânea e interativa!
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Topo do painel
No início do relatório, apresentamos de forma simples e resumida os principais indicadores da área comercial. É válido destacar que sempre comparamos esses indicadores com o período anterior para que você possa identificar se houve um evolução (em verde) ou se precisam de atenção (em vermelho).
Entenda abaixo quais são e como funcionam os indicadores de negócios no painel:
Quantidade de negócios ganhos
O indicador de negócios ganhos vai te mostrar quantas vendas foram fechadas durante o período filtrado.
Se um negócio é marcado como "ganho" no Agendor, significa que a venda foi concluída com sucesso e o ideal é acompanhar esse número e compará-lo com períodos anteriores para saber se a quantidade de vendas está aumentando ou diminuindo.
Por padrão, o Agendor mostra os últimos seis meses que antecedem o período filtrado, mas você pode filtrar para ver os últimos doze meses e ter um comparativo completo do último ano.
Veja o exemplo:
Ciclo médio de vendas
O ciclo médio de vendas é o tempo que um cliente em potencial leva para se tornar um cliente efetivo, calculado a partir da data de início até o momento em que é dado como ganho.
Exemplo: No mês de junho de 2023, foram ganhos três negócios e o ciclo médio nesse período foi de 15 dias. Vamos ver como foi o cálculo até esse número:
Produto A: Início em 10 de maio e venda em 1 de junho = 22 dias.
Produto B: Início em 5 de junho e venda em 10 de junho = 5 dias.
Produto C: Início em 11 de junho e venda em 29 de junho = 18 dias.
Somando esses períodos, temos 22 + 5 + 18 = 45 dias.
Dividindo o total de dias (45) pelo número de negócios (3), obtemos um ciclo médio de vendas de 15 dias. Isso significa que, em média, leva-se 15 dias para converter um cliente em potencial em um cliente efetivo.
Damos esse breve exemplo, para destacar a importância do ciclo médio. Esse indicador é crucial para o planejamento da equipe de vendas e é preciso monitorar e comparar o ciclo com períodos anteriores para identificar tendências de aumento ou diminuição, pois um ciclo mais longo pode impactar o faturamento e sinalizar a necessidade de otimizar o processo comercial.
Valor em vendas
O valor em vendas é a soma de todos os negócios ganhos dentro do período filtrado. Esse indicador costuma ser a forma mais básica de definir uma meta interna para a empresa.
Ticket médio
Trata-se do valor médio de cada venda, fazendo a divisão com base no indicador Valor em vendas dividido pela quantidade de negócios ganhos.
Aumentar o ticket médio é uma estratégia para aumentar o faturamento, e a diminuição do valor pode ser prejudicial para a saúde financeira da empresa.
Comparar esse número com períodos anteriores ajuda a acompanhar sua evolução ao longo do tempo.
Negócios iniciados
Esse número representará a quantidade de novos negócios que foram criados no período. É de extrema importância monitorar esse número para saber se estão sendo geradas oportunidades suficientes para manter o seu funil de vendas saudável.
Negócios perdidos
Cada negócio marcado como Perdido no Agendor representa uma venda que não foi fechada (o painel ainda mostrará quais foram os principais motivos que causaram essas perdas).
Taxa ganhos vs perdidos (ou taxa de conversão)
A taxa de ganhos vs perdidos é uma métrica que mostra a eficiência do seu processo comercial. Ela é calculada com base na quantidade de negócios ganhos divido pela quantidade de negócios ganhos e perdidos.
Esse número está relacionado com a qualidade do seu processo comercial, como também a qualidade das oportunidades que entram em seu funil e a pesquisa das necessidades do cliente no início do contato.
É uma boa prática monitorar constantemente esse número na busca de melhores resultados para o seu negócio e também acompanhar os principais motivos de perda.
Taxa ganhos vs perdidos (valor)
A taxa de ganhos vs perdidos (valor) está diretamente ligada ao indicador anterior, com a diferença de essa métrica considera o valor das negociações, ou seja, o valor das oportunidades ganhas dividido pelo valor de vendas ganhas e perdidas.
Uma análise interessante para comparar, é se a taxa ganhos vs perdidos por valor de um vendedor estiver maior que a taxa por quantidade (taxa de conversão), pode significar que ele está dando mais atenção aos negócios de maior valor e está trabalhando de forma mais inteligente para atingir suas metas.
Meio do painel
Entenda melhor os gráficos que aparecem aqui:
Produtos mais vendidos
O indicador traz uma ótima oportunidade monitorar quais são os produtos e/ou serviços com melhor desempenho para trabalhar em campanhas e estratégias de vendas. Para que o gráfico seja gerado, é necessário adicionar um produto ou serviço na negociação, assim, cada vez que você fechar uma venda, a plataforma automaticamente alimentará o relatório.
Para tornar o relatório mais detalhado, você pode informar o valor e a quantidade do produto no momento do cadastro do negócio e filtrar pelo relatório de produtos mais vendidos por valor, quantidade e negócios.
Clique aqui para saber mais sobre essa funcionalidade.
P.S.: O relatório apresentará os nove produtos mais vendidos, o restante ficará acumulado em "outros".
Categorias mais vendidas
Esse relatório separa os produtos por grupos de interesse. Junto com a métrica anterior, ele vai mostrar quais são as categorias de produtos mais vendidos, tanto em termos de valor e quantidade como em número de negócios.
Principais motivos de perda
Tão importante quanto saber a quantidade de vendas perdidas, é conhecer seus reais motivos de perda.
Esse é um indicador essencial para identificar os principais motivos perda e pode ajudar a equipe de vendas a criar estratégias para lidar com os impasses.
Na nova versão do Agendor, o preenchimento do motivo de perda tornou-se obrigatório, considerando a importância dessa informação. Clicando aqui você pode ver em exemplos como fazer isso.
P.S.: O relatório apresentará os nove principais motivos de perda de negócios, o restante ficará acumulado em "outros".
Origens que trazem mais receita
Marketing e Vendas são áreas muito próximas. O sucesso da venda também é influenciado pelo perfil do cliente e o canal por onde ele chegou. Portanto, é muito importante medir quais canais trazem mais receita e é exatamente isso que esse tópico do relatório te mostra.
Esse número é calculado com base no campo Origem do cadastro do cliente (empresa ou pessoa), por isso é de extrema importância que todos os seus clientes estejam com as origens bem definidas.
P.S.: O relatório apresentará as nove origens que trazem mais receita, o restante ficará acumulado em "outros".
Quem vendeu mais?
Esse indicador vai elencar os vendedores em um ranking que mostra os usuários que tiveram a maior quantidade de negócios ganhos e perdidos. Além disso, também é uma ótima forma de comparar resultados e entender se a distribuição dos novos negociações está equilibrada.
Fim do Painel
Os próximos indicadores vão refletir o nível de produtividade e desempenho dos usuários dentro do período selecionado para o relatório:
Quem está esquecendo dos clientes na carteira?
Esse indicador traz uma ótima oportunidade de trabalhar com clientes da carteira que nunca foram contatados pela equipe comercial.
P.S.: Usuários inativos são exibidos propositalmente na listagem para lembrar de transferir a carteira deles para outros vendedores ativos. Clicando aqui te ensinamos esse processo via importação!
Quem está esquecendo de agendar o próximo passo nas negociações?
Esse tópico do relatório mostrará quais usuários estão esquecendo de agendar o próximo passo nas negociações com seus clientes. Agendar o próximo compromisso é essencial para manter o ritmo da negociação e evitar que ela seja esquecida ou perca o timing. Com essa informação em mãos, é possível tomar medidas para melhorar a gestão das negociações e garantir que elas avancem de forma eficiente e sem interrupções.
P.S.: Vale lembrar que aqui só contam as tarefas que estão sendo criadas dentro do histórico do negócio. Tarefas criadas dentro de Empresas ou Pessoas não são mostradas aqui. Entenda mais sobre como trabalhar com históricos no Agendor.
Movimentações entre funis
O relatório de movimentações entre funis foi criado para acompanhamento de equipes e processos que necessitem de um funil de pré-vendas e um funil de vendas dentro do Agendor.
Nesse relatório, é apresentado um ranking de acordo com os usuários que mais iniciaram novas oportunidades e sabemos que não basta apenas gerar oportunidades, elas também precisam ser boas. Uma forma de medir isso, é através da taxa de avanço da oportunidade no processo comercial, passando para outro responsável, em outro funil, até chegar a conclusão da venda. Para isso, é possível medir a taxa de conversão do que foi movido para outro funil e do que foi efetivamente ganho ou perdido.
Quem finalizou mais tarefas?
Aqui também apresentamos o conceito de "ranking" para elencar os usuários que estão finalizando mais tarefas no período. Todos os tipos de atividades são contabilizados, como: ligações, visitas, envio de propostas, e-mails, reuniões e tarefas sem tipo.
Atividades finalizadas/agendadas
Nesse tópico é analisada a quantidade de tarefas agendada pela equipe e quantas efetivamente foram executadas. Ou seja, é o indicador ideal para representar o nível de eficiência que o vendedor teve naquele período.
É importante que os seus compromissos e atividades sejam agendados com antecedência, assim você criará uma organização e programação clara para não se sobrecarregar com atividades que não serão concluídas por quaisquer motivos.
Dicas úteis
Os dashboards do painel são interativos, então se precisar visualizar valores específicos, você pode clicar nas legendas para facilitar a sua análise de resultados.
Mas se você quiser entender afundo como filtramos os resultados do painel, basta clicar no valor e que você será redirecionado para a tela da listagem.
Agora você tem todas as informações necessárias para entender os números e como usar o relatório, mas caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com nosso suporte através dos nossos canais de suporte! 🙋♀️